segunda-feira, 13 de abril de 2009

As novas sonoridades eletronicas estão vindo da África...

Há fortes sinais de que a África está prestes a oferecer para o mundo uma nova tendência da música eletrônica. Criando um novo afropop, com poderosas influências de tambores e com vocalistas/rappers originários do continente, produtores europeus têm buscado por lá os elementos que compõem faixas que, aos poucos, começam a colocar as pistas para ferver.
No caldo que está sendo cozido, entra um elemento catalisador fundamental, a artista inglesa M.I.A., que sempre fez questão de promover pelo mundo sons e estilos de países menos desenvolvidos --numa ideologia que ela chama de "democracia do Terceiro Mundo".
Em seu último disco, "Kala" (2007), há, por exemplo, a presença do rapper nigeriano Afrikan Boy, em "Hussel". Mas a vencedora do Oscar por "Quem Quer Ser um Milionário?" (ela está na faixa "O Saya", de A.R. Rahman) também tem prazer em colaborar com os outros.
Numa dessas, M.I.A. emprestou seu vocal --e influência-- para o projeto Esau Mwamwaya & Radioclit Are the Very Best, que pretende lançar seu disco de inéditas neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário